O torreão do Palácio D. Chica no intervalo de 14 meses

28 de julho de 2016





28 de setembro de 2017



Após cerca de um século de consistência construtiva, foi em julho de 2016 que a Katavus deu o alerta à Câmara Municipal de Braga e Direção Regional de Cultura do Norte pelo aparecimento da fissura do lado sul do torreão.

Passado cerca de um ano já eram duas fissuras e com aberturas ainda maiores.
Repare-se que em 2016 o telhado junto ao avançado da frente não apresentava qualquer retirada de telhas, o mesmo não acontecendo em 2017, sendo o descoberto cada vez maior.

A terminar a Campanha eleitoral para as Autárquicas de 2017, vejamos o que as formações partidárias, na freguesia de Palmeira (Brg) apresentam nos seus programas eleitorais para solução desta bela e exemplar obra de arquitetura centenária, classificada com M.I.P. (Monumento de Interesse Público):

"Coligação Juntos por Braga - PSD, CDS, PPM", sendo seu o Executivo da Junta de Freguesia que agora finda:
 nenhuma referência faz no seu programa, como se não existisse o imóvel nem seus problemas; seu líder candidato apresenta-se ao eleitorado com o pomposo lema "Paixão por Palmeira" !

"PS - Partido Socialista", com eleitos na Assembleia de Freguesia: "Dialogar com o proprietário do Palácio D. Chica com o intuito de o revitalizar"; ignora esta proposta que o proprietário tem sido o principal problema na conservação do imóvel classificado ! Seu líder candidato apresenta-se com o lema programático de "Novas Ideias. Nova Ambição" !

"CDU - Coligação Democrática Unitária", que já teve no anterior mandato  um eleito na Assembleia de Freguesia: "Promover o restauro e proteção do Palácio D. Chica".

"Bloco de Esquerda", concorrente à autarquia de Palmeira:
"Prioridade absoluta para aquisição, pelo município, do Palácio de D. Chica, sua recuperação e disponibilização para usufruto público como sede de instituições e parque urbano central da freguesia (arbóreo, jardins, vias pedonais e cicláveis, áreas de estacionamento).

O Partido "Nós Cidadãos", embora não concorrendo à Assembleia de Freguesia de Palmeira, inclui no seu programa eleitoral para a  Assembleia e Câmara Municipal de Braga a seguinte medida:
"Encontrar uma solução que proteja o Palácio de D. Chica, em Palmeira, presentemente em acelerada degradação". Louvamos a iniciativa.




Comentários