Conferência e apresentação de livro"Memória das Estrelas sem Brilho", sobre a I Guerra Mundial

A Associação Katavus leva a efeito, no próximo dia 14 de novembro, uma conferência comemorativa do centenário da I Grande Guerra. A sessão, com entrada livre e às 21h30, decorrerá no Auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, tendo como conferencistas Norberto Amadeu Ferreira Gonçalves da Cunha, professor catedrático aposentado da Universidade do Minho e José Leon Machado, pseudónimo literário de José Barbosa Machado, professor de semiótica e de Língua e Culturas Portuguesas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Norberto Cunha intervirá com o tema “Motivações e Controvérsias da Participação de Portugal na I Grande Guerra”. José Leon Machado abordará seu romance de guerra e de amor “Memória das Estrelas sem Brilho”, que conta a história de um estudante universitário que interrompe o seu curso em Coimbra para comandar um grupo de expedicionários que o governo português enviou para as trincheiras da Flandres em 1917.
Fará a abertura da sessão e a apresentação dos conferencistas o presidente da Direção da Katavus, Manuel Duarte.



A Katavus pretende com esta ação comemorar o centenário da I Grande Guerra (1914-2014), podendo vir a realizar mais ações sobre esta temática nos anos seguintes até 2018. A direcção agradece o apoio do Museu D. Diogo de Sousa, da Junta de Freguesia de Palmeira e da Rádio Universitária do Minho.

Comentários