Apresentação do Livro "História e Genealogia Familiar - Famílias Convergentes do Visconde de Vila Nova de Famalicão", da autoria de Alexandra Pereira de Castro

Capa do livro

No passado dia 8 de Dezembro, decorreu no Hotel do Elevador, no Bom Jesus a apresentação da recente obra de Alexandra Pereira de Castro denominada "História e Genealogia Familiar - Famílias Convergentes do Visconde de Vila Nova de Famalicão". 

Esta extensa obra, que resultou de oito anos de laboriosa dedicação na recolha de documentação vária,  foi apresentada por José Miguel Braga perante uma plateia bem constituída. "História e Genealogia Familiar - Famílias Convergentes do Visconde de Vila Nova de Famalicão" trata-se de uma viagem no tempo que remonta aos horizontes familiares de  José Joaquim Machado, primeiro e único visconde de Vila Nova de Famalicão por decreto régio de 27 de Novembro de 1890. O livro aborda as vastas ligações genealógicas deste senhor que foi proprietário naquele concelho de diversas quintas. A análise familiar deste antigo cavaleiro e comendador da Ordem de Cristo traduz,ao mesmo tempo, a mundividência social do concelho e da região minhota na transição do século XIX para o século XX.
A autora é natural de Braga e vive em Santa Lucrécia de Algeriz,  onde é responsável pela exploração vinícola e co-proprietária da Quinta de Juste.

Comentários