Projecto Limpar Portugal/ Limpeza do Ribeiro de Pinheirinho no dia 24 de Março de 2012

Cartaz da iniciativa
No dia 24 de Março, A Katavus em Parceria com a Quercus - Braga, a Associação Guias de Portugal e a Nornatural/Natur-house procederam à limpeza da Ribeira de Pinheirinho situada na território limítrofe das freguesias de Palmeira e Adaúfe. Esta iniciativa fez parte do programa oficial do Projeto Limpar Portugal no Concelho de Braga e visou sensibilizar os cidadãos para o cuidado a ter com um recurso natural tão valioso como é a água. A ribeira de Pinheirinho nasce junto às Pedreiras de Montariol em terrenos privados, percorrendo mais de seis quilómetros até chegar ao Cávado.
Mapa com indicação do Ribeiro
de Pinheirinho
A atividade de limpeza esteve aberta a todos os interessados. O encontro ficou marcado para o largo da Escola EB 2,3 de Palmeira às 14:00. Depois de algumas orientações, os cerca de 50 participantes foram divididos em três grupos de trabalho: Grupo da Nascente, Grupo intercalar e Grupo da Foz. Estes grupos heterogéneos muniram-se de calçado e vestuário adequado, bem como de utensílios uteis para o corte de vegetação obstrutiva. Ao longo do curso de água,  puderam recolher toneladas de lixo, que foi colocado nas bermas da estrada para posteriormente ser colhido pelos funcionários da AGERE. Ao mesmo tempo, alguns elementos sinalizaram focos de poluição através do GPS que, após registo, seriam entregues à AGERE e à GNR.
No final da actividade, foi oferecido um lanche/convívio na zona verde de Adaúfe junto ao ribeiro, patrocinado pela Nornatural/Natur-house.
Limpeza no Lugar do Ribeiro - Palmeira

Dirigentes da Katavus com outros voluntários
Acção de limpeza no Lugar da Fonte-Palmeira


.





Carregamento dos sacos de lixo


Conjunto dos participantes no local de encontro




Convívio final na zona verde de Adaúfe

Comentários